Contribuição gráfica feita para a publicação digital Decolonizing Art Institutions, a convite de Giovanna Bragaglia, membro do coletivo internacional Oncurating, em colaboração com o Postgraduate Programme in Curating, ZHdK, Suíça.





               Museu nenhum existe parte da introdução do livro O museu imaginário, de 1947, em que o autor, André Malraux, faz o elogio (acrítico, diga-se) dessas instituições ocidentais, ao exclamar: "O papel dos museus no nosso convívio com as obras de arte é tão importante, que nos custa pensar que ele não exista, que nunca tivesse existido nos locais em que a civilização da Europa moderna é ou foi desconhecida".   

                A imagem traz a reprodução (em negativo) desta página do livro de Malraux, com as ilustrações substituídas. Onde havia uma obra do pintor flamengo David Teniers e uma sala da National Gallery de Washington, estão agora duas imagens jornalísticas do incêndio que consumiu o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1978, destruindo mais de 1.000 obras de arte, entre elas quase toda a fase construtivista do pintor uruguaio Joaquín Torres García, então em exposição retrospectiva.





+ Fonte > site oncurating-space.org
+ Publicação Decolonizing Art Institutions





  créditos

agradecimentos Giovanna Bragaglia e coletivo Oncurating