Vistas da obra na exposição O que caminha ao lado, SESC Vila Mariana, São Paulo, 2015
Instalação > Um guia turístico, 2 mp3 players com fones de ouvido, 2 reproduções de mapas e 61 fichas destacadas (11 x 19 cm cada; dimensões totais variáveis)





                Todos os pontos é a contração do título completo que dá as instruções para o projeto: Percorrer no menor tempo possível todos os pontos de destaque gastronômico nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo segundo o guia Michelin 2015.

                Essa nova versão do projeto iniciado em Buenos Aires em 2014 propõe uma comparação dos endereços da alta gastronomia no Rio de Janeiro e em São Paulo no Brasil. Ao seguir de perto toda a agenda do guia Michelin, traço uma cartografia urbana que indica o que há por trás da qualidade supostamente "universal" dos restaurantes "estrelados". Criado em 1900 pelo fabricante de pneus André Michelin, esse sistema servia àqueles poucos que podiam adquirir um carro no início do século passado e continua a responder hoje à criteriologia de um grupo social específico que se define por seu elevado poder aquisitivo.

                A obra é composta por 61 cartelas que indicam os itinerários percorridos e contém: a fotografia dos restaurantes, o horário de passagem, bem como o preço médio da refeição e a sua avaliação tal qual elaborada pelo próprio guia. Dois mapas e dois áudios, contendo a gravação dos itinerários de carro pelas cidades, completam a instalação.







Caixa > forrada em tecido com silkscreen (12 x 20 cm) contendo 61 cartelas (11 x 19 cm), 1 CD com duas faixas de áudio e 2 mapas (65 x 46 cm) impressos em papel de arroz







Registros dos itinerários realizado de carro:
São Paulo > 36 pontos de interesse em um total de 12 horas e 3 minutos (com uma pausa de 1 hora e 20 minutos), com a participação de Pedro França e Bruno Nadkarni.
Rio de Janeiro > 19 pontos de interesse em um total de 7 horas e 55 minutos (com uma pausa de 1 hora e 24 minutos), com a participação de Camila Goulart, Pedro Victor Brandão e Laura Cosendey.




creditos
registro fotográfico São Paulo Daniel Jablonski
registro fotográfico Rio de Janeiro
Pedro Victor Brandão