Quadro com captura de tela do filme Brazil, 1985, de Terry Gilliam
> impressão em pigmento mineral sobre papel de algodão (150 x 100 cm)





                (Still) Brazil é uma investigação sobre a representação do Brasil em outras culturas, tal como o país aparece fixado em obras cinematográficas. A obra reúne 250 stills de uma lista de quase 1.000 filmes de ficção produzidos e rodados no exterior nos quais as palavras "Brazil" e "Brazilian" aparecem de forma pontual, sem nenhuma importância real para o desenrolar das tramas.

                O caso paradigmático é Brazil (1985), de Terry Gilliam, obra distópica de ficção científica sem qualquer relação com o país, a não ser pelo tema recorrente de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Mais do que em documentários "sérios" sobre o país, são nessas pequenas referências, aparentemente sem importância, perdidas em diálogos fictícios, que se encontram as verdadeiras imagens inconscientes do exotismo. Distante no tempo e no espaço, o Brasil serve de avesso para todos esses filmes, como um buraco negro nos roteiros, para os quais todas as promessas, sonhos ou fugas de seus personagens são mandados para nunca se realizar.

                (Still) Brazil foi também pensada como um filme, em que cada parte explora (e separa) uma faceta cinematográfica: imagem em movimento, still, trilha sonora, ficha técnica, cancioneiro etc.







Instalação > vistas gerais da exposição no Paço das Artes, São Paulo (dimensões variadas)







Lista com o título, o diretor, o ano, a nacionalidade e as minutagens exatas em que as palavras "Brazil" ou "Brazilian" aparecem em 877 filmes estrangeiros, em ordem alfabética.

Painel > vinil adesivo (dimensões variáveis)







Conjunto de capturas de tela de 250 filmes estrangeiros nas cenas exatas em que o Brasil é mencionado, com legendas em suas línguas originais, também apresentados em caixas metálicas com serigrafias de Aquarela do Brasil.

Caixa e stills > 5 caixas metálicas com serigrafia (32 x 23 x 6 cm), contendo cada 50 impressões em papel fotográfico (20 x 30 cm cada)







Conjunto de objetos remetendo ao personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney em 1942, incluindo a partitura original do desenho animado Saludos, Amigos! com tradução ao inglês de "Aquarela do Brasil".

Objetos > partitura musical, gaiola metálica, guarda-chuva, porta partitura, gravata borboleta e charuto (dimensões variáveis)







Compilação de 80 versões estrangeiras de Aquarela do Brasil, composta por Ary Barroso em 1939, em diferentes línguas e ritmos exceto, respectivamente, em português e samba.

Peça sonora > 1 faixa de áudio estéreo, 03:56:35' em loop





Edição dos filmes Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e Os mercenários (2010), de Sylvester Stallone, todos filmados no prédio que hoje abriga a Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro. Retirados todos os elementos de suas narrativas ficcionais — como rostos, diálogos, som — restam apenas fragmentos soltos de arquitetura do Palacete, com vistas alternadas da piscina, fachada, colunas, portas e salões.
Imagens em movimento > 3 vídeos digitais, respectivamente 00:36', 01:18' e 01:46', em loop