Quadro com captura de tela do filme Brazil,
1985, de Terry Gilliam
> impressão em pigmento mineral sobre papel de algodão (150 x 100 cm)
> impressão em pigmento mineral sobre papel de algodão (150 x 100 cm)
(Still) Brazil é uma investigação sobre a representação do Brasil em outras culturas, tal como o país aparece fixado em obras cinematográficas. A obra reúne 250 stills de uma lista de quase 1.000 filmes de ficção produzidos e rodados no exterior nos quais as palavras "Brazil" e "Brazilian" aparecem de forma pontual, sem nenhuma importância real para o desenrolar das tramas.
O caso paradigmático é Brazil (1985), de Terry Gilliam, obra distópica de ficção científica sem qualquer relação com o país, a não ser pelo tema recorrente de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Mais do que em documentários "sérios" sobre o país, são nessas pequenas referências, aparentemente sem importância, perdidas em diálogos fictícios, que se encontram as verdadeiras imagens inconscientes do exotismo. Distante no tempo e no espaço, o Brasil serve de avesso para todos esses filmes, como um buraco negro nos roteiros, para os quais todas as promessas, sonhos ou fugas de seus personagens são mandados para nunca se realizar.
(Still) Brazil foi também pensada como um filme, em que cada parte explora (e separa) uma faceta cinematográfica: imagem em movimento, still, trilha sonora, ficha técnica, cancioneiro etc.
O caso paradigmático é Brazil (1985), de Terry Gilliam, obra distópica de ficção científica sem qualquer relação com o país, a não ser pelo tema recorrente de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Mais do que em documentários "sérios" sobre o país, são nessas pequenas referências, aparentemente sem importância, perdidas em diálogos fictícios, que se encontram as verdadeiras imagens inconscientes do exotismo. Distante no tempo e no espaço, o Brasil serve de avesso para todos esses filmes, como um buraco negro nos roteiros, para os quais todas as promessas, sonhos ou fugas de seus personagens são mandados para nunca se realizar.
(Still) Brazil foi também pensada como um filme, em que cada parte explora (e separa) uma faceta cinematográfica: imagem em movimento, still, trilha sonora, ficha técnica, cancioneiro etc.
Instalação > vistas gerais da exposição no Paço das
Artes, São Paulo (dimensões variadas)
Lista com o título, o diretor, o ano, a nacionalidade e as minutagens exatas em que as palavras "Brazil" ou "Brazilian" aparecem em 877 filmes estrangeiros, em ordem alfabética.
Painel > vinil adesivo (dimensões variáveis)
Painel > vinil adesivo (dimensões variáveis)
Conjunto de capturas de tela de 250 filmes estrangeiros
nas cenas exatas em que o Brasil é mencionado, com legendas em suas línguas
originais, também apresentados em caixas metálicas com serigrafias de Aquarela
do Brasil.
Caixa e stills > 5 caixas metálicas com serigrafia (32 x 23 x 6 cm), contendo cada 50 impressões em papel fotográfico (20 x 30 cm cada)
Caixa e stills > 5 caixas metálicas com serigrafia (32 x 23 x 6 cm), contendo cada 50 impressões em papel fotográfico (20 x 30 cm cada)
Conjunto de objetos remetendo ao personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney em 1942, incluindo a partitura original do desenho animado Saludos, Amigos! com tradução ao inglês de "Aquarela do Brasil".
Objetos > partitura musical, gaiola metálica, guarda-chuva, porta partitura, gravata borboleta e charuto (dimensões variáveis)
Objetos > partitura musical, gaiola metálica, guarda-chuva, porta partitura, gravata borboleta e charuto (dimensões variáveis)
Compilação de 80 versões estrangeiras de Aquarela do Brasil, composta por Ary Barroso em 1939, em
diferentes línguas e ritmos exceto, respectivamente, em português e samba.
Peça sonora > 1 faixa de áudio estéreo, 03:56:35' em loop
Peça sonora > 1 faixa de áudio estéreo, 03:56:35' em loop
Edição dos filmes Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e Os mercenários (2010), de
Sylvester Stallone, todos filmados no prédio que hoje abriga a Escola de Artes
Visuais do Rio de Janeiro. Retirados todos os elementos de suas narrativas
ficcionais — como rostos, diálogos, som — restam apenas fragmentos soltos de
arquitetura do Palacete, com vistas alternadas da piscina, fachada, colunas,
portas e salões.
Imagens em movimento > 3 vídeos digitais, respectivamente 00:36', 01:18' e 01:46', em loop
Imagens em movimento > 3 vídeos digitais, respectivamente 00:36', 01:18' e 01:46', em loop
+ Textos críticos > S|Z – A exposição Still Brazil por Bernardo Mosqueira
+ Textos críticos > (Still) Brazil no Paço das Artes por Nathalia Lavigne + Textos críticos > Learn Dutch to know Brazil por Marília Loureiro
+ Entrevistas > Vídeo-entrevista Paço das Artes por Priscila Arantes
+ Entrevistas > (Still) Brazil – entrevista por Nathalia Lavigne