CURRICULUM VITAE︎︎︎
︎︎︎ FORMAÇÃO
︎︎︎ PRÊMIOS ARTÍSTICOS E ACADÊMICOS
︎︎︎ CURSOS, WORKSHOPS E
RESIDÊNCIAS
︎︎︎ EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
︎︎︎ EXPOSIÇÕES COLETIVAS, FEIRAS E PERFORMANCES
︎︎︎ OBRAS EM ACERVOS
︎︎︎ PUBLICAÇÕES, TRADUÇÕES E PALESTRAS
Daniel
Jablonski (Rio de Janeiro, 1985) é artista visual, professor e pesquisador.
Vive e trabalha entre o Brasil e a França, e está desenvolvendo um doutorado
pelo projeto em artes na École nationale supérieure d’arts de Paris-Cergy &
CY Cergy Paris Université (FRA).
Conjugando teoria e prática, ele aplica métodos de pesquisa acadêmica à sua própria vida cotidiana, de modo a produzir obras de arte que possam funcionar como verdadeiros “estudos de caso”. Seus projetos já foram exibidos em exposições individuais e coletivas na América Latina e no exterior, nomeadamente no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, BRA), na Fundación ArtNexus (Bogotá, COL) e na Fondazione Antonio Ratti (Como, ITA). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de arte e literatura, tais como Serrote (São Paulo, BRA) e Octopus Notes (Paris, FRA), bem como em publicações independentes e revistas acadêmicas, tais como Concinnitas e Poiésis (Rio de Janeiro, BRA).
Nos últimos anos, ganhou vários prêmios em feiras e salões, e foi nomeado duas vezes para o prêmio de arte brasileiro PIPA, bem como para o Programa de Bolsas e Comissões da Fundação de Arte Cisneros Fontanals (Miami, EUA). Participou de diversas residências internacionais, notadamente no Lugar a Dudas (Cali, COL), na Fonderie Darling (Montreal, CAN), na Cité Internationale des Arts (Paris, FRA) e na Terra Foundation (Giverny, FRA). Foi também professor na Escola de Artes Visuais no Parque Lage (Rio de Janeiro, BRA) e coordenou o programa de Histórias da Arte Moderna e Contemporânea no Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, BRA), de 2017 a 2021.
Conjugando teoria e prática, ele aplica métodos de pesquisa acadêmica à sua própria vida cotidiana, de modo a produzir obras de arte que possam funcionar como verdadeiros “estudos de caso”. Seus projetos já foram exibidos em exposições individuais e coletivas na América Latina e no exterior, nomeadamente no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, BRA), na Fundación ArtNexus (Bogotá, COL) e na Fondazione Antonio Ratti (Como, ITA). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de arte e literatura, tais como Serrote (São Paulo, BRA) e Octopus Notes (Paris, FRA), bem como em publicações independentes e revistas acadêmicas, tais como Concinnitas e Poiésis (Rio de Janeiro, BRA).
Nos últimos anos, ganhou vários prêmios em feiras e salões, e foi nomeado duas vezes para o prêmio de arte brasileiro PIPA, bem como para o Programa de Bolsas e Comissões da Fundação de Arte Cisneros Fontanals (Miami, EUA). Participou de diversas residências internacionais, notadamente no Lugar a Dudas (Cali, COL), na Fonderie Darling (Montreal, CAN), na Cité Internationale des Arts (Paris, FRA) e na Terra Foundation (Giverny, FRA). Foi também professor na Escola de Artes Visuais no Parque Lage (Rio de Janeiro, BRA) e coordenou o programa de Histórias da Arte Moderna e Contemporânea no Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, BRA), de 2017 a 2021.
fotografia Renato Parada
FORMAÇÃO
2022
Doutorado pelo projeto em Artes | École Nationale Supérieure d’Arts de Paris Cergy & CY Cergy Paris Université, FRA
2014
Programa de Artistas e Curadores | Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, ARG
2011-2012
Master 2 em História e Política dos Museus e do Patrimônio | Institut National d’Histoire de l’Art, Paris 1, FRA
2010-2011
Master 2 em Filosofia Contemporânea | La Sorbonne – Panthéon (Paris 1), Paris, FRA
2011
Estudante visitante no MA em Arte Moderna: Estudos Críticos e Curatoriais | Columbia University, Nova York, EUA
2009-2010
Master 1 em História da Arte | Institut National d’Histoire de l’Art, Paris, FRA
2008
Bacharelado em Filosofia | Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
PRÊMIOS ARTÍSTICOS E ACADÊMICOS
2023
Bolsa de mobilidade internacional | atribuida pela École universitaire de recherche Humanités, Création et Patrimoine, Cergy, FRA
Bolsa de mobilidade internacional | atribuida pela Unité mixte de recherche Héritages (UMR 9022), Cergy, FRA
2022
Contrato doutoral (bolsa) de direito publico atribuido pela CY Cergy Paris Université - Programme d’Investissement d’Avenir (PIA) | Cergy, FRA
2020
Indicado para o EFG Latin America Art Award | Miami, EUA
Terra Foundation Fellowship | Giverny, FRA
2019
Prêmio de residência Fonderie Darling | Montreal, CAN
Indicado para o Prêmio Investidor Profissional da Arte (PIPA) | Rio de Janeiro, BRA
2018
Prêmio SP-Arte/Foto de residência Kaaysá | Boiçucanga, BRA
Finalista do Prêmio SP-Arte de residência na Delfina Foundation | São Paulo – London, UK
2017
Prêmio de aquisição do 23o Salão Anapolino de Arte | Anápolis, BRA
Indicado para o Prêmio Investidor Profissional da Arte (PIPA) | Rio de Janeiro, BRA
2016
Indicado para o Cisneros Fontanals 2017 Grants & Commissions Program | Miami, EUA
Prêmio de aquisição do 41o Salão de Arte Nacional Contemporâneo | Ribeirão Preto, BRA
Prêmio do 7o Salão dos Artistas sem Galeria | São Paulo, BRA
Prêmio da EAV do Parque Lage de residência no Lugar a Dudas | Rio de Janeiro - Cali, COL
2011
Estudante selecionado para edição piloto do Alliance Program em História da Arte entre a Columbia University e Sorbonne - Panthéon (Paris 1) | Paris, FRA – Nova York, EUA
2006-2008
Bolsa de iniciação científica em Filosofia Contemporânea da FAPERJ, Rio de Janeiro, BRA
CURSOS, WORKSHOPS E RESIDÊNCIAS
2021
Cité Internationale des Arts | (residência de 6 meses) Paris, FRA
Cité Internationale des Arts | (residência de 4 meses) Paris, FRA
Terra Summer | (residência) Giverny, FRA
2020
Fonderie Darling | (residência) Montréal, CAN
2019
25º CSAV Artists Research Laboratory | (escola de verão) Fondazione Antonio Ratti, Como, ITA
Kaaysá | (residência) São Paulo, BRA
2018
Pivô Arte e Pesquisa | (residência) São Paulo, BRA
2016
Lugar a Dudas | (residência) Cali, COL
Workshop significa loja de trabalho? | (workshop) São Paulo, BRA
2014
Ferramentas para organização cultural da 31a Bienal de São Paulo | (workshop curatorial) São Paulo, BRA
2013
Máquina de escrever | (programa) Capacete entretenimentos, São Paulo
Universidade de verão #2 | (escola de verão) Capacete Entretenimentos, Rio de Janeiro, BRA
2007-2008
História da arte moderna e contemporânea | (curso livres) EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2025
A vida interior das plantas de interior | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA (Janeiro)
2022
Hy Brazil | SP-Arte, São Paulo, BRA
2019
Quem vigia o vigia? | Duas Galerias, Belo Horizonte, BRA
2018
As coisas | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
(Still) Brazil | Paço das Artes, São Paulo & Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, BRA
Mistérios caseiros | Galeria de arte Antonio Sibasolly, Anápolis, BRA
2017
Brazil | Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo, BRA
Toque aquela música | BREU, São Paulo, BRA
Pergunte a seus vizinhos | Saracvra, Rio de Janeiro, BRA
2016
Pergunte a seus vizinhos | Centro Cultural São Paulo, BRA
2014
O sono louco | Casamata, Rio de Janeiro, BRA
(Há fotografias para documentar isso) | (em parceria com Lucas Sargentelli), Centro Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, BRA
EXPOSIÇÕES COLETIVAS, FEIRAS E PERFORMANCES
2024
White sea olive groves : baħar abjad imsaġar taż-żebbuġ | (Bienal) núcleo 'The Counterpower of Piracy', Gozo Cittadella, Victoria, MLT
Entes | (exposição) Galeria Janaína Torres, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira) Stand Janaína Torres, São Paulo, BRA
2023
Pays révê, pays revers | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
Espaço mítico natural | (exposiçao online) Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, BRA
2022
Solo | (performance solo) Ateliê 397 e Galpão Cru, São Paulo, BRA
Fotografia no acervo | (exposição) Museu de arte de Anápolis, Anápolis & Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, BRA
2021
Dizer não | (exposição) Ateliê 397, São Paulo, BRA
Il sogno di Antonio: un viaggio tra arte e tessuto | (exposição) Fondazione Antonio Ratti, Como, ITA
To Exhibit in Case of Emergency | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
The Hermeneutics of Resonances | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
Mostra Parque | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Volta | (exposição online) DAP Londrina, Londrina, BRA
2020
Œuvre comptoir | (instalação) Fonderie Darling, Montreal, CAN
Descategorizados | (exposição online) Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
Dia do cinema | (exposição online) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Esquadros | (exposição online) rede de galerias p.art.ilha art, São Paulo
300 desenhos | (leilão virtual beneficente) Pivô, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira online) viewing room da galeria Janaína Torres | São Paulo, BRA
Not Cancelled | (feira online) viewing room da galeria Janaína Torres | São Paulo, BRA
Ordinário da vida - registros em obras em processo | (exposição) SESC Santo André, São Paulo (adiado), BRA
2019
Serrote ao vivo | (performance) Instituto Moreira Salles, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
Pequenos vestígios de melancolia | (exposição) FUNARTE, São Paulo, BRA
Varal | (exposição) Escola da Floresta, São Paulo, BRA
9º leilão anual de parede | Pivô, São Paulo, BRA
2018
Texto + Texto | (exposição) Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
La Valla | (instalação) Lugar a Dudas, Cali, COL
Interstícios | (exposição) Átomos, Rio de Janeiro, BRA
Estado(s) de emergência | (exposição) Paço das Artes & Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, BRA
Faça você mesmo - um guia de leitura | (exposição) Espaço A Mesa, Rio de Janeiro, BRA
Bienal das Artes | (exposição) SESC-DF, Brasília, BRA
Verzuimd Braziel | (exposição) Prêmio Marcantonio Vilaça, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, BRA
Unânime noite v.3 | (exposição) Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BRA
Que Barra | (exposição) Ateliê 397, São Paulo, BRA
14º Salão de Arte de Itajaí | (exposição) Fundação Cultural de Itajaí, Itajaí, BRA
SP-Arte | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
SP-Arte/Foto | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
Arte-Rio | Galeria Janaina Torres, Rio de Janeiro, BRA
8º leilão anual de parede | Pivô, São Paulo, BRA
13º leilão beneficente | (online) Galeria Luisa Strina / ONG Anima, São Paulo, BRA
2017
Escola em Transe | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
SP-Arte Foto | (feira) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
7º leilão anual de parede | Espaço Pivô, São Paulo, BRA
De-Colonizing Art Institutions | (exposição) Oncurating Project Space, Zurique, SUI
Festa Junina de Santo Antônio do Abacaxi | (exposição) Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, BRA
23º Salão Anapolino de Arte | (exposição) Antonio Sibasolly gallery, Anápolis
5º Salão Arte Londrina | (exposição) DAP, Londrina, BRA
Los derivados |(exposição) galeria Slyzmud, Buenos Aires, ARG
45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto | (exposição) Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André, BRA
A quebra do sistema | (exposição) Al Janiah, São Paulo, BRA
QAP Tá na escuta? | (exposição) Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, BRA
Entrepáginas | (exposição) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
2016
Artes visuais em revista | (exposição) Galeria BNDES, Rio de Janeiro, BRA
41º Salão Nacional Contemporâneo | (exposição) Museu de Arte de Ribeirão Preto, BRA
6º leilão anual de parede | Espaço Pivô, São Paulo, BRA
Elefante branco com paninho em cima | (exposição) Paço das Artes, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, BRA
Agora somos mais de mil | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Unânime noite | (exposição) galeria Bolsa de Arte, São Paulo, BRA
7º Salão dos Artistas sem Galeria | (exposição) galeria Zipper e galeria Sancovsky, São Paulo, galeria Orlando Lemos, Belo Horizonte e Potrich Arte Contemporânea, Goiânia, BRA
2015
O que caminha ao lado | (exposição) SESC Vila Mariana, São Paulo
Abre Alas 11 | (exposição) galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, BRA
2014
Paisaje y Acontecimiento: re-consideraciones sobre una poética Rugendiana | (exposição) galeria Agatha Costure, Buenos Aires, ARG
Muestra Final del Programa de Artistas | (exposição) Universidade Torcuato Di Tella, Buenos Aires, ARG
Ocidente / Oriente | (exposição) Proyecto Coordenadas, Buenos Aires, ARG
2013
O último instantâneo da intelligentsia europeia #2 | (instalação) ONG Meu Rio, Rio de Janeiro, BRA
2012
Astrologicamente incompatível | (performance) Universidade Pontifícia Católica, Rio de Janeiro, BRA
2008-2010
L’insouciance – políticas do desprendimento | (online) redação do blog
OBRAS EM ACERVOS
Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
MARP, Ribeirão Preto, BRA
MAPA, Anápolis, BRA
PUBLICAÇÕES, TRADUÇÕES E PALESTRAS
2024
D’un proverbe dit juif : ‘Avec un mensonge on va loin, mais sans espoir de retour’ | (Palestra) Jornada de Estudos ‘Images, mots et signes : distinguer le vrai du faux’, CY Cergy Paris Université, Cergy, FRA
Vraies histoires (et faux documents) de famille comme outils de création dans le cadre d’un doctorat par le projet en arts | (Palestra) Jornada de Estudos ‘Restituer les familles’, organizada pela Réseau d’Études Pluridisciplinaires sur les Paternités et les Maternités, Paris, FRA
2023
Papers, please: True Stories, False Documents | (fala) Anti Bookstore & Skēnē Art Space, Malmö, SWE
Stranger than fiction : la création face à la documentation | (conferência) Seminário doutoral ‘Tensions dans le contemporain III’, CY Cergy Paris Université, Cergy, FRA
Construção e desconstrução da figura do artista | (conferência online) Práticas artísticas e epistemes contemporâneas, Assemblage, São Paulo, BRA
É possivel ensinar arte? Leitura de uma carta aberta de Gustave Courbet, 1861 | (conferência online) Festival Veredas, Ribeirão Preto, SP, BRA
2022
Por que artistas não conseguem pagar suas contas? | (conferência online) Práticas artísticas e epistemes contemporâneas, Assemblage, São Paulo, BRA
We need to talk about silence | (ensaio) catálogo ‘Phantom Collection’ de Birger Lipinski e Laercio Redondo, Södertälje konsthall, Stockholm, SWE
La Gran Colombia - Dorado | (contribuição) publicação coletiva, Lima, PER e Bogotá, COL
O Artista improdutivo | (conversa online) debate sobre livro homônimo de Laura Erber, Editora Ayné, BRA, FRA, DEN
2021
Não há tempo - É tudo erosão | (ensaio) publicação, Edições Membrana, São Paulo - Printed Matter’s Virtual Art Book Fair (PMVABF), New York
Objetos exemplares: variações sobre Academia, Biblioteca, Caderno e Diário | (ensaio) Revista.rar, Rio de Janeiro, BRA
Arte, texto e contexto | (conferência online) Caminhos ativos, ora se bifurcam ora se encontram, SESC CPF, São Paulo, BRA
2020
Produção na ausência | (conversa online) SP-Arte/Foto, São Paulo, BRA
Nós, trabalhadores da arte, nós quem? | (conversa online) Entre Telas, Porto Iracema das Artes, Fortaleza, BRA
Introdução à ineconomia | (ensaio) revista Traço, São Paulo, BRA
Parem a competição já | (ensaio) revista SeLect (online publication), São Paulo, BRA e revista Mañana, Lima, PER
O que é um curador? | (conferência online) Kura, São Paulo, BRA
Causal Loops / Squiggles | (ensaio visual) ed. Compagnia, Como, ITA
2019
Ouça um bom conselho #1 da série: Frases encontradas | (ensaio visual) La Gran Colombia, Lima, PER e Bogotá, COL
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Fórum do Campo Lacaniano, São Paulo, e Escola Brasileira de psicanálise, Museu Mineiro, Belo Horizonte
Arte e trabalho | (conferência) Universidade Belas Artes, São Paulo, BRA
2018
Não conheço fins de semana: diário de um turista em viagem de trabalho | (ensaio) revista Ao Largo, Rio de Janeiro, BRA
História da arte como história da morte | (conferência) Instituto Moreira Salles, São Paulo, BRA
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BRA
2017
Isto não é um diário, é um relógio | (ensaio) Jornal Nossa Voz, Casa do Povo, São Paulo, BRA
Quando o sol se levanta, o sol não se levanta | (ensaio) catálogo Visões da Vanguarda, CCBB, São Paulo, BRA
Todos os pontos | (ensaio visual) revista Serrote, Rio de Janeiro / São Paulo, BRA
Outros arquivos | (conferência) Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
No museum exists, none has ever existed | (ensaio visual) Oncurating, Zurique, SWI
2016
A reinvenção do cotidiano | (conferência) Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, BRA
Not to Cut a Long Story Short | (ensaio) Cidades Perdidas, editora Deep, Rio de Janeiro, BRA
Sinto muito, senhora Cézanne | (ensaio) Revista Ensaia, Rio de Janeiro (publicação online), BRA
2015
O que é um curador? | (tradução) Revista Concinnitas UERJ, Rio de Janeiro, BRA
O sono louco | (ensaio) Revista Poiesis UFF, Rio de Janeiro, BRA
Os passos perdidos | (ensaio) Revista Amarello, São Paulo, BRA
2014
O boletim da juventude | (livro) publicação independente, Buenos Aires, ARG
Daniel Jablonski s’entretien avec Pedro França | (entrevista) Octopus Notes #3, Paris, FRA
Trâmites Aduaneiros | (ensaio) publicação independente, Galeria DConcept, São Paulo, BRA
O que é crítica institucional? | (tradução) revista Concinnitas UERJ, Rio de Janeiro, BRA
2013
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Pontifica Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
O curador como etnógrafo, o etnógrafo como curador | (entrevista) Máquina de Escrever, Capacete entretenimentos, São Paulo, BRA
2012
Uma utopia contra os recifes | (entrevista) publicação independente, Galeria DConcept, São Paulo, BRA
2022
Doutorado pelo projeto em Artes | École Nationale Supérieure d’Arts de Paris Cergy & CY Cergy Paris Université, FRA
2014
Programa de Artistas e Curadores | Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, ARG
2011-2012
Master 2 em História e Política dos Museus e do Patrimônio | Institut National d’Histoire de l’Art, Paris 1, FRA
2010-2011
Master 2 em Filosofia Contemporânea | La Sorbonne – Panthéon (Paris 1), Paris, FRA
2011
Estudante visitante no MA em Arte Moderna: Estudos Críticos e Curatoriais | Columbia University, Nova York, EUA
2009-2010
Master 1 em História da Arte | Institut National d’Histoire de l’Art, Paris, FRA
2008
Bacharelado em Filosofia | Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
PRÊMIOS ARTÍSTICOS E ACADÊMICOS
2023
Bolsa de mobilidade internacional | atribuida pela École universitaire de recherche Humanités, Création et Patrimoine, Cergy, FRA
Bolsa de mobilidade internacional | atribuida pela Unité mixte de recherche Héritages (UMR 9022), Cergy, FRA
2022
Contrato doutoral (bolsa) de direito publico atribuido pela CY Cergy Paris Université - Programme d’Investissement d’Avenir (PIA) | Cergy, FRA
2020
Indicado para o EFG Latin America Art Award | Miami, EUA
Terra Foundation Fellowship | Giverny, FRA
2019
Prêmio de residência Fonderie Darling | Montreal, CAN
Indicado para o Prêmio Investidor Profissional da Arte (PIPA) | Rio de Janeiro, BRA
2018
Prêmio SP-Arte/Foto de residência Kaaysá | Boiçucanga, BRA
Finalista do Prêmio SP-Arte de residência na Delfina Foundation | São Paulo – London, UK
2017
Prêmio de aquisição do 23o Salão Anapolino de Arte | Anápolis, BRA
Indicado para o Prêmio Investidor Profissional da Arte (PIPA) | Rio de Janeiro, BRA
2016
Indicado para o Cisneros Fontanals 2017 Grants & Commissions Program | Miami, EUA
Prêmio de aquisição do 41o Salão de Arte Nacional Contemporâneo | Ribeirão Preto, BRA
Prêmio do 7o Salão dos Artistas sem Galeria | São Paulo, BRA
Prêmio da EAV do Parque Lage de residência no Lugar a Dudas | Rio de Janeiro - Cali, COL
2011
Estudante selecionado para edição piloto do Alliance Program em História da Arte entre a Columbia University e Sorbonne - Panthéon (Paris 1) | Paris, FRA – Nova York, EUA
2006-2008
Bolsa de iniciação científica em Filosofia Contemporânea da FAPERJ, Rio de Janeiro, BRA
CURSOS, WORKSHOPS E RESIDÊNCIAS
2021
Cité Internationale des Arts | (residência de 6 meses) Paris, FRA
Cité Internationale des Arts | (residência de 4 meses) Paris, FRA
Terra Summer | (residência) Giverny, FRA
2020
Fonderie Darling | (residência) Montréal, CAN
2019
25º CSAV Artists Research Laboratory | (escola de verão) Fondazione Antonio Ratti, Como, ITA
Kaaysá | (residência) São Paulo, BRA
2018
Pivô Arte e Pesquisa | (residência) São Paulo, BRA
2016
Lugar a Dudas | (residência) Cali, COL
Workshop significa loja de trabalho? | (workshop) São Paulo, BRA
2014
Ferramentas para organização cultural da 31a Bienal de São Paulo | (workshop curatorial) São Paulo, BRA
2013
Máquina de escrever | (programa) Capacete entretenimentos, São Paulo
Universidade de verão #2 | (escola de verão) Capacete Entretenimentos, Rio de Janeiro, BRA
2007-2008
História da arte moderna e contemporânea | (curso livres) EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2025
A vida interior das plantas de interior | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA (Janeiro)
2022
Hy Brazil | SP-Arte, São Paulo, BRA
2019
Quem vigia o vigia? | Duas Galerias, Belo Horizonte, BRA
2018
As coisas | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
(Still) Brazil | Paço das Artes, São Paulo & Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, BRA
Mistérios caseiros | Galeria de arte Antonio Sibasolly, Anápolis, BRA
2017
Brazil | Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo, BRA
Toque aquela música | BREU, São Paulo, BRA
Pergunte a seus vizinhos | Saracvra, Rio de Janeiro, BRA
2016
Pergunte a seus vizinhos | Centro Cultural São Paulo, BRA
2014
O sono louco | Casamata, Rio de Janeiro, BRA
(Há fotografias para documentar isso) | (em parceria com Lucas Sargentelli), Centro Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, BRA
EXPOSIÇÕES COLETIVAS, FEIRAS E PERFORMANCES
2024
White sea olive groves : baħar abjad imsaġar taż-żebbuġ | (Bienal) núcleo 'The Counterpower of Piracy', Gozo Cittadella, Victoria, MLT
Entes | (exposição) Galeria Janaína Torres, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira) Stand Janaína Torres, São Paulo, BRA
2023
Pays révê, pays revers | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
Espaço mítico natural | (exposiçao online) Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, BRA
2022
Solo | (performance solo) Ateliê 397 e Galpão Cru, São Paulo, BRA
Fotografia no acervo | (exposição) Museu de arte de Anápolis, Anápolis & Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, BRA
2021
Dizer não | (exposição) Ateliê 397, São Paulo, BRA
Il sogno di Antonio: un viaggio tra arte e tessuto | (exposição) Fondazione Antonio Ratti, Como, ITA
To Exhibit in Case of Emergency | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
The Hermeneutics of Resonances | (exposição) Cité Internationale des Arts, Paris, FRA
Mostra Parque | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Volta | (exposição online) DAP Londrina, Londrina, BRA
2020
Œuvre comptoir | (instalação) Fonderie Darling, Montreal, CAN
Descategorizados | (exposição online) Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
Dia do cinema | (exposição online) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Esquadros | (exposição online) rede de galerias p.art.ilha art, São Paulo
300 desenhos | (leilão virtual beneficente) Pivô, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira online) viewing room da galeria Janaína Torres | São Paulo, BRA
Not Cancelled | (feira online) viewing room da galeria Janaína Torres | São Paulo, BRA
Ordinário da vida - registros em obras em processo | (exposição) SESC Santo André, São Paulo (adiado), BRA
2019
Serrote ao vivo | (performance) Instituto Moreira Salles, São Paulo, BRA
SP-Arte | (feira) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
Pequenos vestígios de melancolia | (exposição) FUNARTE, São Paulo, BRA
Varal | (exposição) Escola da Floresta, São Paulo, BRA
9º leilão anual de parede | Pivô, São Paulo, BRA
2018
Texto + Texto | (exposição) Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
La Valla | (instalação) Lugar a Dudas, Cali, COL
Interstícios | (exposição) Átomos, Rio de Janeiro, BRA
Estado(s) de emergência | (exposição) Paço das Artes & Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, BRA
Faça você mesmo - um guia de leitura | (exposição) Espaço A Mesa, Rio de Janeiro, BRA
Bienal das Artes | (exposição) SESC-DF, Brasília, BRA
Verzuimd Braziel | (exposição) Prêmio Marcantonio Vilaça, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, BRA
Unânime noite v.3 | (exposição) Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BRA
Que Barra | (exposição) Ateliê 397, São Paulo, BRA
14º Salão de Arte de Itajaí | (exposição) Fundação Cultural de Itajaí, Itajaí, BRA
SP-Arte | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
SP-Arte/Foto | Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
Arte-Rio | Galeria Janaina Torres, Rio de Janeiro, BRA
8º leilão anual de parede | Pivô, São Paulo, BRA
13º leilão beneficente | (online) Galeria Luisa Strina / ONG Anima, São Paulo, BRA
2017
Escola em Transe | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
SP-Arte Foto | (feira) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
7º leilão anual de parede | Espaço Pivô, São Paulo, BRA
De-Colonizing Art Institutions | (exposição) Oncurating Project Space, Zurique, SUI
Festa Junina de Santo Antônio do Abacaxi | (exposição) Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro, BRA
23º Salão Anapolino de Arte | (exposição) Antonio Sibasolly gallery, Anápolis
5º Salão Arte Londrina | (exposição) DAP, Londrina, BRA
Los derivados |(exposição) galeria Slyzmud, Buenos Aires, ARG
45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto | (exposição) Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André, BRA
A quebra do sistema | (exposição) Al Janiah, São Paulo, BRA
QAP Tá na escuta? | (exposição) Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, BRA
Entrepáginas | (exposição) Galeria Janaina Torres, São Paulo, BRA
2016
Artes visuais em revista | (exposição) Galeria BNDES, Rio de Janeiro, BRA
41º Salão Nacional Contemporâneo | (exposição) Museu de Arte de Ribeirão Preto, BRA
6º leilão anual de parede | Espaço Pivô, São Paulo, BRA
Elefante branco com paninho em cima | (exposição) Paço das Artes, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, BRA
Agora somos mais de mil | (exposição) Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, BRA
Unânime noite | (exposição) galeria Bolsa de Arte, São Paulo, BRA
7º Salão dos Artistas sem Galeria | (exposição) galeria Zipper e galeria Sancovsky, São Paulo, galeria Orlando Lemos, Belo Horizonte e Potrich Arte Contemporânea, Goiânia, BRA
2015
O que caminha ao lado | (exposição) SESC Vila Mariana, São Paulo
Abre Alas 11 | (exposição) galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, BRA
2014
Paisaje y Acontecimiento: re-consideraciones sobre una poética Rugendiana | (exposição) galeria Agatha Costure, Buenos Aires, ARG
Muestra Final del Programa de Artistas | (exposição) Universidade Torcuato Di Tella, Buenos Aires, ARG
Ocidente / Oriente | (exposição) Proyecto Coordenadas, Buenos Aires, ARG
2013
O último instantâneo da intelligentsia europeia #2 | (instalação) ONG Meu Rio, Rio de Janeiro, BRA
2012
Astrologicamente incompatível | (performance) Universidade Pontifícia Católica, Rio de Janeiro, BRA
2008-2010
L’insouciance – políticas do desprendimento | (online) redação do blog
OBRAS EM ACERVOS
Fundación ArtNexus, Bogotá, COL
MARP, Ribeirão Preto, BRA
MAPA, Anápolis, BRA
PUBLICAÇÕES, TRADUÇÕES E PALESTRAS
2024
D’un proverbe dit juif : ‘Avec un mensonge on va loin, mais sans espoir de retour’ | (Palestra) Jornada de Estudos ‘Images, mots et signes : distinguer le vrai du faux’, CY Cergy Paris Université, Cergy, FRA
Vraies histoires (et faux documents) de famille comme outils de création dans le cadre d’un doctorat par le projet en arts | (Palestra) Jornada de Estudos ‘Restituer les familles’, organizada pela Réseau d’Études Pluridisciplinaires sur les Paternités et les Maternités, Paris, FRA
2023
Papers, please: True Stories, False Documents | (fala) Anti Bookstore & Skēnē Art Space, Malmö, SWE
Stranger than fiction : la création face à la documentation | (conferência) Seminário doutoral ‘Tensions dans le contemporain III’, CY Cergy Paris Université, Cergy, FRA
Construção e desconstrução da figura do artista | (conferência online) Práticas artísticas e epistemes contemporâneas, Assemblage, São Paulo, BRA
É possivel ensinar arte? Leitura de uma carta aberta de Gustave Courbet, 1861 | (conferência online) Festival Veredas, Ribeirão Preto, SP, BRA
2022
Por que artistas não conseguem pagar suas contas? | (conferência online) Práticas artísticas e epistemes contemporâneas, Assemblage, São Paulo, BRA
We need to talk about silence | (ensaio) catálogo ‘Phantom Collection’ de Birger Lipinski e Laercio Redondo, Södertälje konsthall, Stockholm, SWE
La Gran Colombia - Dorado | (contribuição) publicação coletiva, Lima, PER e Bogotá, COL
O Artista improdutivo | (conversa online) debate sobre livro homônimo de Laura Erber, Editora Ayné, BRA, FRA, DEN
2021
Não há tempo - É tudo erosão | (ensaio) publicação, Edições Membrana, São Paulo - Printed Matter’s Virtual Art Book Fair (PMVABF), New York
Objetos exemplares: variações sobre Academia, Biblioteca, Caderno e Diário | (ensaio) Revista.rar, Rio de Janeiro, BRA
Arte, texto e contexto | (conferência online) Caminhos ativos, ora se bifurcam ora se encontram, SESC CPF, São Paulo, BRA
2020
Produção na ausência | (conversa online) SP-Arte/Foto, São Paulo, BRA
Nós, trabalhadores da arte, nós quem? | (conversa online) Entre Telas, Porto Iracema das Artes, Fortaleza, BRA
Introdução à ineconomia | (ensaio) revista Traço, São Paulo, BRA
Parem a competição já | (ensaio) revista SeLect (online publication), São Paulo, BRA e revista Mañana, Lima, PER
O que é um curador? | (conferência online) Kura, São Paulo, BRA
Causal Loops / Squiggles | (ensaio visual) ed. Compagnia, Como, ITA
2019
Ouça um bom conselho #1 da série: Frases encontradas | (ensaio visual) La Gran Colombia, Lima, PER e Bogotá, COL
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Fórum do Campo Lacaniano, São Paulo, e Escola Brasileira de psicanálise, Museu Mineiro, Belo Horizonte
Arte e trabalho | (conferência) Universidade Belas Artes, São Paulo, BRA
2018
Não conheço fins de semana: diário de um turista em viagem de trabalho | (ensaio) revista Ao Largo, Rio de Janeiro, BRA
História da arte como história da morte | (conferência) Instituto Moreira Salles, São Paulo, BRA
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BRA
2017
Isto não é um diário, é um relógio | (ensaio) Jornal Nossa Voz, Casa do Povo, São Paulo, BRA
Quando o sol se levanta, o sol não se levanta | (ensaio) catálogo Visões da Vanguarda, CCBB, São Paulo, BRA
Todos os pontos | (ensaio visual) revista Serrote, Rio de Janeiro / São Paulo, BRA
Outros arquivos | (conferência) Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
No museum exists, none has ever existed | (ensaio visual) Oncurating, Zurique, SWI
2016
A reinvenção do cotidiano | (conferência) Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, BRA
Not to Cut a Long Story Short | (ensaio) Cidades Perdidas, editora Deep, Rio de Janeiro, BRA
Sinto muito, senhora Cézanne | (ensaio) Revista Ensaia, Rio de Janeiro (publicação online), BRA
2015
O que é um curador? | (tradução) Revista Concinnitas UERJ, Rio de Janeiro, BRA
O sono louco | (ensaio) Revista Poiesis UFF, Rio de Janeiro, BRA
Os passos perdidos | (ensaio) Revista Amarello, São Paulo, BRA
2014
O boletim da juventude | (livro) publicação independente, Buenos Aires, ARG
Daniel Jablonski s’entretien avec Pedro França | (entrevista) Octopus Notes #3, Paris, FRA
Trâmites Aduaneiros | (ensaio) publicação independente, Galeria DConcept, São Paulo, BRA
O que é crítica institucional? | (tradução) revista Concinnitas UERJ, Rio de Janeiro, BRA
2013
O sono louco: quem vigia o vigia? | (conferência) Pontifica Universidade Católica, Rio de Janeiro, BRA
O curador como etnógrafo, o etnógrafo como curador | (entrevista) Máquina de Escrever, Capacete entretenimentos, São Paulo, BRA
2012
Uma utopia contra os recifes | (entrevista) publicação independente, Galeria DConcept, São Paulo, BRA